Gabriela Canale Miola

Desenvolve pesquisas artísticas e teóricas no campo das Artes Contemporâneas desde perspectivas decoloniais. Dedica-se especialmente às relações interartes que envolvem performance, literatura, fotografia, cinema expandido e instalação.

Possui formação transdisciplinar: Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP),  na qual desenvolveu a investigação

"Artes do Encontro em Et Eu Tu, de Arnaldo Antunes e Marcia Xavier". Possui graduação em Comunicação, especialização e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)  nas quais pesquisou as possibilIidades das poéticas interartes. Tem estudos complementares em Performance, História da Arte, Fotografia, Cinema, Direção de Arte e arte-educação. 


Ministra as disciplinas Estéticas Contemporâneas, Fundamentos da América Latina, Arte, Recepção e Comunidade; Culturas Digitais, Curso Monográfico em Artes Visuais, Direção de Arte, Genealogia das Artes, Genealogia das Artes do Ocidente, Mediação Cultural, Poéticas Visuais, Poéticas Visuais na América Latina, Políticas Culturais na América Latina, Montagem.
Trabalhou na Direção de Arte de filmes premiados. Foi produtora do Festival Mix Brasil de Cinema e curadora da Mostra Londrina de Cinema. Coordenou projetos de mídias digitais.

Fundadora do ´Coletivo SIM!´ que desenvolve projetos de pesquisa e criação em comunidades na confluência entre Artes Visuais, Literatura, Música e Dança. O projeto foi vencedor dos editais Vai e Rumos do Itaú Cultural.

Coordenou o projeto 'Multigraphias' de residências artísticas sobre as cidades contemporâneas que recebeu mais de 100 artistas, de 10 diferentes países em processos virtuais e presenciais. No processo percebeu as ruínas sociais e desiguais que habitam as cidades nos limites do projeto moderno ocidental. Foi quando passou a investigar desde perspectivas decoloniais a Natureza. 
Coordenadora o Projeto de Pesquisa “Arte e natureza: Poéticas e Pedagogias da Mãe Terra”. Membra do grupo de Pesquisa ´NATLA - Núcleo de Arte e Tecnologia latino-americano´. 

Teve trabalhos selecionados pelo Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, ANPAP, Mostra Internacional de Videodança, Bienal de Dança entre outros. Curadora das exposições 'Constelações ao Sul', `Uma Fotografia é uma Opinião', 'CorpoPlanta' e 'Terra Presente Ausente'.

Atualmente é docente do departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina.

Contact

Obrigado pelo envio!